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Luiz Calainho e os 25 anos da L21

3 de julho de 2025

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A força da economia criativa no Brasil — e o papel de Luiz Calainho

Quando se fala em economia criativa no Brasil, um nome se impõe com força: Luiz Calainho. Empresário, produtor, pensador e inovador cultural, Calainho é o fundador e CEO da L21 Corp, holding que em 2025 celebra seus 25 anos de atuação — consolidando-se como um dos maiores ecossistemas criativos do país.

Criada por Luiz Calainho, a L21 Corp representa a união entre arte, cultura, mídia e negócios, movimentando mais de R$ 910 milhões em faturamento acumulado e impactando diretamente 48 milhões de pessoas por ano por meio de 17 unidades de negócio ativas.

À frente da L21, Luiz Calainho construiu um modelo de negócios inovador e sustentável, com operações em teatro musical, música ao vivo, mídia, rádio, festivais, naming rights, conferências e conteúdo multiplataforma.

Com faturamento anual de R$ 280 milhões e mais de 8 mil empregos diretos e indiretos gerados, a holding liderada por Calainho é uma referência no mercado nacional e internacional.

De acordo com o Governo Federal, a economia criativa movimenta R$ 230 bilhões por ano no Brasil e emprega mais de 7,8 milhões de pessoas. Luiz Calainho tem sido uma das lideranças mais influentes nesse setor, com atuação transversal que vai da música e teatro à inovação e influência digital.

Além da atuação empresarial, Luiz Calainho também foi condecorado com a Ordem do Mérito Cultural, na classe Comendador, em reconhecimento à sua contribuição ao setor artístico e à cultura nacional.

Projetos que marcaram a trajetória de Luiz Calainho

Entre os destaques da trajetória de Calainho estão:

  • Blue Note Brasil, com unidades no Rio e em São Paulo, que agora se prepara para lançar um hotel de luxo e um festival de jazz em 2026.
  • A produtora Aventura, maior do país em teatro musical, com mais de 50 espetáculos no portfólio.
  • O festival TIM Music Noites Cariocas, evento icônico da cena musical brasileira.
  • A conferência SIM São Paulo, maior encontro de música da América Latina.
  • As rádios MIX Rio FM e Nova Paradiso FM, além do portal Vírgula.
  • A gravadora e agência Musickeria, reconhecida no Festival de Cannes e em campanhas com grandes marcas.
  • No teatro musical, a Aventura é hoje a maior produtora do segmento no Brasil, com mais de 50 espetáculos no portfólio, incluindo sucessos como Mamma Mia!, Elis – A Musical, Chacrinha, O Musical, A Noviça Rebelde, Hair – O Musical, Ayrton Senna, O Musical e Se Eu Fosse Você. A companhia é referência em qualidade técnica, artística e de produção, tendo sido a responsável pela profissionalização do segmento de musicais no Brasil, o que colocou o país em terceiro lugar no ranking dos maiores produtores de teatro musical do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Inglaterra. Além disso, já recebeu importantes prêmios com seus espetáculos como o Prêmio Shell, o Prêmio APCA, o Prêmio Bibi Ferreira e o Prêmio Cesgranrio, reconhecendo excelência em direção, atuação, figurino e produção.

Hoje, Luiz Calainho também administra seis equipamentos culturais com diferentes perfis e formatos, entre eles o Teatro Riachuelo Rio, o Teatro Adolpho Bloch, a Ecovilla Ri-Happy, o BTG Pactual Hall (antigo Teatro Alfa, em São Paulo, a ser inaugurado em outubro), o Teatro Eva Herz (em parceria com o Magalu) e a Arena B3. O conceito e a gestão de naming rights firmados com grandes marcas é uma das características mais emblemáticas do grupo

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